sexta-feira, 28 de abril de 2017

Entre Poltronas #3 (C/ Ana Rapha)

Saudações tripulantes!

Hoje nós vamos bater um papo com a Ana Rapha Nunes, escritora de "Mariana". Sabemos que no ano retrasado o Brasil vivenciamos o rompimento de duas barragens na cidade de Mariana em Minas Gerais, causando uma série de tragédias. A população perdeu suas casas e teve sua cidade destruída. Ana trata deste assunto aos olhos inocentes de uma bela e simpática menina, Mariana, que vivencia tudo. Você pode adquirir o livro clicando AQUI!


O livro já teve repercussão internacional! Ana visitou várias escolas e diz ser prazeroso ver o envolvimento do público com a estória.


1- Em seu livro, você retrata uma realidade terrível, aos olhos de uma menina doce. O mais impactante na história, é pensar que esse "terror" foi real. Acredito que foi feita uma pesquisa para entender a realidade dos habitantes de Mariana, como foi para você entrar em contato com essa tragédia?
Foi um momento muito difícil e emocionante. Afinal, criar uma história que tem como embasamento algo que realmente aconteceu e que foi terrível é difícil. É preciso mergulhar nessa realidade e, nesses momentos, a emoção corre solta. Conversei com muitas pessoas e li muito a respeito do acontecimento. Todavia faz parte do ofício do escritor se entregar às emoções para que possa transformá-las em histórias. 

2- Como o público infanto-juvenil em geral tem reagido a história de Mariana?
A receptividade de Mariana tem sido ótima, tanto que estamos já na 5ª edição em menos de um ano. Os adolescentes comentam que gostam bastante da história, que é de rápida leitura e muito emocionante. Isso me alegra muito, pois é prazeroso ver que não somente eu gostei de escrever essa história, mas o público está gostando de lê-la, vem se envolvendo com ela. O que me deixa mais feliz ainda é ver que a história de Mariana rompeu as barreiras da idade, vejo crianças de 8 anos lendo e senhoras de 70 anos lendo também. Isso é muito emocionante e gratificante para uma escritora.


3- Sobre a personagem principal, o que Mariana significa para você? Como você espera que o leitor enxergue a menina?
Mariana é sinônimo de mudança, de superação. Uma metáfora da própria vida que a todo instante está em movimento. E é isso que eu desejo passar com essa obra, que as mudanças vêm, que o inesperado acontece, o que causa, muitas vezes, dor, mas também superação, aprendizado. A menina Mariana é doce, mas também se mostra forte. Espero que o leitor consiga ver essa nuance de Mariana e que aquilo que ele veja além venha a comentar também, afinal, uma obra literária ganha vida própria e muitas interpretações possíveis, o que eu acho um dos aspectos maravilhosos da Literatura.

4- Você pretende criar continuações para a história?
A princípio, Mariana encerra em Mariana mesmo (risos), mas muitas pessoas têm me pedido uma continuação para a história, querem ver o passar dos anos, o crescimento da menina, as mudanças da cidade. Por que não? Ainda estou amadurecendo a ideia...

Espero que tenham gostado! Deixe seu comentário! E não deixe de comprar esse livro maravilhoso!

Até a próxima!


Warm Wishes

Nenhum comentário:

Postar um comentário