segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

Resenha + Sorteia "Da Terra à Lua"

Ground Control to Star Hunter!

Para você que acompanhou a primeira leitura do De Capa a Capa, obrigada! Foi muito bom passar um mês lendo junto com você e debatendo sobre este livro fantástico!


Da Terra à Lua

                                                 Júlio Verne



Título original: De la Terre à la Lune
Data de publicação: 1865
Edição especial (Biblioteca Júlio Verne)
Páginas: 287
Autor(a): Júlio Verne 
Editora: RBA 

Sinopse:  "Publicado em 1865, conta a saga do Gun Club (Clube do Canhão), uma organização estadunidense especializada em armas de fogo, canhões e balística em geral, e da ideia de seus membros em construir um enorme canhão para arremessar um projétil de forma cilindro-cônica à Lua. Um aventureiro francês chamado Michel Ardan, de modos extravagantes, propõe que o projétil lançado seja tripulado e se apresenta como candidato a "astronauta". Depois desta surpreendente proposta, dois dos membros do "Gun Club" também embarcam nesta "loucura". Para que este empreendimento se realizasse, foram construídos um canhão, uma bala oca, e um telescópio, todos de dimensões impensáveis, a quantidade de pólvora usada também era de volumes impensáveis. Depois de disparada, a bala quando se aproximou da Lua, em vez de aterrissar, entrou em órbita da própria lua. Os três passageiros apenas tinham mantimentos para 3 meses, ficando a saga em aberto. O futuro dos três astronautas, é descrito na obra à roda da Lua."

É uma honra para mim estar fazendo uma resenha sobre um autor tão brilhante, que influenciou intensamente nossa sociedade. Meu primeiro contato com Júlio Verne foi aos nove anos. Minha professora havia passado um trabalho de leitura para as férias, todos leram livros diferentes e eu fiquei com "Vinte Mil Léguas Submarinas". Era uma versão infantil, obviamente, com umas cem paginas, mas foi o bastante para me apaixonar por este autor maravilhoso. É pouco dizer que ele estava a frente de seu tempo, porque ele estava a frente do nosso tempo. Júlio Verne sem dúvida foi uma das mais inteligentes pessoas que passaram por este mundo.

Uma organização especializada em armas de fogo, Gun Club, depois de tempos de triunfo se sente ociosa e sem propósito, até que Barbicane, o presidente da tal organização, propõe algo no mínimo inusitado. Uma viagem ao astro das noites! Meses de pesquisa para concluírem qual seria  o melhor tipo de canhão, pólvora, data e principalmente se realmente poderia ser possível enviar um projétil á Lua. Agitando o mundo inteiro, que estava dividido quanto ao sucesso de Barbicane e seus seguidores, o Gun Club inicia os preparativos para a viagem ao inimaginável.
Tempo antes da tão aguardada viagem, surge um homem que diz ter a coragem de fazer a viagem até à Lua, Michel Ardan, criando uma das primeiras ideias do homem no espaço.
 É inquestionável a genialidade de um homem, que em pleno século XIX pôde, não só criar uma mera ficção, como dar argumentos reais, estatísticas e sonhar com o que a humanidade só seria capaz um século depois.

O que me chamou atenção, logo nas primeiras páginas, foi a forte sátira aos americanos. Verne nos apresenta a um povo extremamente forte e patriota. Há um trecho que eles chegam a se apropriar de uma invenção francesa, por simplesmente não aceitarem que a pólvora que usariam para lançarem o  projétil não fosse criada por um americano. O Gun Club me arrancou muitas risadas, chegava a ser divertido o orgulho que tinham em sua pátria. Hurra!

Uma curiosidade para vocês! "Da Terra à Lua" foi a primeira ficção de Júlio Verne e não poderia ter sido melhor! Não há como explicar o quão genial é este livro. Algo que achei muito interessante também foi a previsão de que os EUA seria o primeiro país a levar o homem à Lua (E sim, isso é discutível). É como se sem querer Júlio Verne no século XIX, tivesse feito uma sátira com a corrida espacial e a Guerra Fria nos EUA  que aconteceria somente na década de 1960.

Barbicane tinha tudo o que um líder deve ter, ele era o mais centrado e ambicioso do grupo. Ouso dizer que era meu personagem favorito. Ele guia o mundo à Lua, segurando a bandeira Americana, Barbicane agita a multidão e desafia seus opositores, um homem da guerra, que sempre procura avançar. Não podemos esquecer de J.- T. Maston, o secretário do Gun Club, o caráter cômico do livro. Na verdade me apaguei muito a Maston por ser o mais patriota e defensor de Barbicane.  Michel Ardan, o herói da história. Aqui vemos a característica americana de sempre procurar um herói para representar sua nação. Michel por mais que não seja um Ianque, propriamente dito, tem muito em comum com a América. Júlio Verne leva mais de uma página para descrever o quão destemido e aventureiro Ardan é e apesar de aparecer nos últimos capítulos do livro, consegue atrair mais o leitor para a história. O Dr. Nicholl foi o antagonista perfeito de Barbicane. Em uma história de bombas e canhões quem mais para ser um suposto "vilão" do que um homem que constrói escudos e chapas?  Foi muito bem pensado e extremamente cômico, já que, assim como Barbicane, Nicholl é extremamente ousado e polêmico.

Entre os blogueiros do De Capa a Capa ouvi que havia muita física e matemática em Da Terra à Lua. Apesar de haver muitos números e medidas estranhas para nós, o livro é muito leve e não aparecem nada mais que conceitos básicos. Não desistam do livro por conta disso, é uma história maravilhosa, mas é necessário fazer pesquisa em determinados mimentos (Como dizia o nosso estimado Capaldão: "Google it").



  •  O final foi incrível! Depois de quase um ano de espera, eles conseguem finalmente viajar á Lua e eu confesso que me emocionei com todos do livro. Eu adoro ter este sentimento de expectativa e ansiedade em certos livros e Júlio Verne me transportou para a história.
  • Achei muito bizarro o fato de que, apesar deles terem se machucado por conta da explosão da bomba, todos levantarem e comemorarem mesmo assim. 
  • Quando o projétil acabou por ficar orbitando à Lua, primeiramente me senti triste e decepcionada, mas depois entendi que este seria o desfecho mais realista que Verne poderia ter dado.
[FIM DA PARTE COM SPOILERS]


Banner oficial do filme (1902)
Mais uma curiosidade para vocês! Quantos assistiram ou leram "A invenção de Hugo Cabret"? Bom, o filme e livro contam a história de duas crianças que descobrem uma máquina incrível e o passado de um dos maiores cineastas que já existiram, Georges Méliès. No filme e livro são apresentados alguns dos trabalhos dele e se você assistiu com muita atenção, percebeu a imagem da lua tendo seu "olho" acertado por o que parece ser uma bala de canhão, pois bem aquela imagem é o trecho de um filme de Méliès que foi baseado no livro de que estamos falando. Considerado o primeiro filme de ficção científica e primeiro filme colorido da história!

Para assistir o filme: CLIQUE AQUI
Para assistir a versão colorida: CLIQUE AQUI

Mas, vamos ao que interessa...

Primeiro Sorteio do Blog:

Caros Tripulantes do Star Hunter, estarei sorteando dois kits com dois marcadores exclusivos!!!
Para participar basta preencher o formulário de inscrição (CLIQUE AQUI) e acompanhar o resultado do sorteio que sairá na próxima semana. Irei fazer uma live no instagram dia 07/03 ás 15:00h para sortear ao vivo os marcadores, ou seja, vocês terão até 14:59h para se inscreverem! Conto com a presença de todos!

Espero que tenham gostado e até a próxima! 



Warm Wishes

6 comentários:

  1. Stellaaa, que resenha incrível! Queria ter essa capacidade que tem <3
    Adorei os contextos históricos e a escrita trabalhada em conteúdos.
    Você é demais!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! :) É uma honra ouvir isso de você! Admiro muito seu trabalho! Você que é demais! Rsrs <3

      Excluir
  2. Stella, amei o blog. Sua forma de escrita e as resenhas. Muito lindo, parabéns ❤

    ResponderExcluir