Para você que acompanhou a primeira leitura do De Capa a Capa, obrigada! Foi muito bom passar um mês lendo junto com você e debatendo sobre este livro fantástico!
Da Terra à Lua
Júlio Verne
Data de publicação: 1865
Edição especial (Biblioteca Júlio Verne)
Páginas: 287
Autor(a): Júlio Verne
Editora: RBA
Sinopse: "Publicado em 1865, conta a saga do Gun Club (Clube do Canhão), uma organização estadunidense especializada em armas de fogo, canhões e balística em geral, e da ideia de seus membros em construir um enorme canhão para arremessar um projétil de forma cilindro-cônica à Lua. Um aventureiro francês chamado Michel Ardan, de modos extravagantes, propõe que o projétil lançado seja tripulado e se apresenta como candidato a "astronauta". Depois desta surpreendente proposta, dois dos membros do "Gun Club" também embarcam nesta "loucura". Para que este empreendimento se realizasse, foram construídos um canhão, uma bala oca, e um telescópio, todos de dimensões impensáveis, a quantidade de pólvora usada também era de volumes impensáveis. Depois de disparada, a bala quando se aproximou da Lua, em vez de aterrissar, entrou em órbita da própria lua. Os três passageiros apenas tinham mantimentos para 3 meses, ficando a saga em aberto. O futuro dos três astronautas, é descrito na obra à roda da Lua."

Uma organização especializada em armas de fogo, Gun Club, depois de tempos de triunfo se sente ociosa e sem propósito, até que Barbicane, o presidente da tal organização, propõe algo no mínimo inusitado. Uma viagem ao astro das noites! Meses de pesquisa para concluírem qual seria o melhor tipo de canhão, pólvora, data e principalmente se realmente poderia ser possível enviar um projétil á Lua. Agitando o mundo inteiro, que estava dividido quanto ao sucesso de Barbicane e seus seguidores, o Gun Club inicia os preparativos para a viagem ao inimaginável.
Tempo antes da tão aguardada viagem, surge um homem que diz ter a coragem de fazer a viagem até à Lua, Michel Ardan, criando uma das primeiras ideias do homem no espaço.
É inquestionável a genialidade de um homem, que em pleno século XIX pôde, não só criar uma mera ficção, como dar argumentos reais, estatísticas e sonhar com o que a humanidade só seria capaz um século depois.
O que me chamou atenção, logo nas primeiras páginas, foi a forte sátira aos americanos. Verne nos apresenta a um povo extremamente forte e patriota. Há um trecho que eles chegam a se apropriar de uma invenção francesa, por simplesmente não aceitarem que a pólvora que usariam para lançarem o projétil não fosse criada por um americano. O Gun Club me arrancou muitas risadas, chegava a ser divertido o orgulho que tinham em sua pátria. Hurra!

Barbicane tinha tudo o que um líder deve ter, ele era o mais centrado e ambicioso do grupo. Ouso dizer que era meu personagem favorito. Ele guia o mundo à Lua, segurando a bandeira Americana, Barbicane agita a multidão e desafia seus opositores, um homem da guerra, que sempre procura avançar. Não podemos esquecer de J.- T. Maston, o secretário do Gun Club, o caráter cômico do livro. Na verdade me apaguei muito a Maston por ser o mais patriota e defensor de Barbicane. Michel Ardan, o herói da história. Aqui vemos a característica americana de sempre procurar um herói para representar sua nação. Michel por mais que não seja um Ianque, propriamente dito, tem muito em comum com a América. Júlio Verne leva mais de uma página para descrever o quão destemido e aventureiro Ardan é e apesar de aparecer nos últimos capítulos do livro, consegue atrair mais o leitor para a história. O Dr. Nicholl foi o antagonista perfeito de Barbicane. Em uma história de bombas e canhões quem mais para ser um suposto "vilão" do que um homem que constrói escudos e chapas? Foi muito bem pensado e extremamente cômico, já que, assim como Barbicane, Nicholl é extremamente ousado e polêmico.
Entre os blogueiros do De Capa a Capa ouvi que havia muita física e matemática em Da Terra à Lua. Apesar de haver muitos números e medidas estranhas para nós, o livro é muito leve e não aparecem nada mais que conceitos básicos. Não desistam do livro por conta disso, é uma história maravilhosa, mas é necessário fazer pesquisa em determinados mimentos (
- O final foi incrível! Depois de quase um ano de espera, eles conseguem finalmente viajar á Lua e eu confesso que me emocionei com todos do livro. Eu adoro ter este sentimento de expectativa e ansiedade em certos livros e Júlio Verne me transportou para a história.
- Achei muito bizarro o fato de que, apesar deles terem se machucado por conta da explosão da bomba, todos levantarem e comemorarem mesmo assim.
- Quando o projétil acabou por ficar orbitando à Lua, primeiramente me senti triste e decepcionada, mas depois entendi que este seria o desfecho mais realista que Verne poderia ter dado.
[FIM DA PARTE COM SPOILERS]
![]() |
Banner oficial do filme (1902) |
Mais uma curiosidade para vocês! Quantos assistiram ou leram "A invenção de Hugo Cabret"? Bom, o filme e livro contam a história de duas crianças que descobrem uma máquina incrível e o passado de um dos maiores cineastas que já existiram, Georges Méliès. No filme e livro são apresentados alguns dos trabalhos dele e se você assistiu com muita atenção, percebeu a imagem da lua tendo seu "olho" acertado por o que parece ser uma bala de canhão, pois bem aquela imagem é o trecho de um filme de Méliès que foi baseado no livro de que estamos falando. Considerado o primeiro filme de ficção científica e primeiro filme colorido da história!
Para assistir o filme: CLIQUE AQUI
Para assistir a versão colorida: CLIQUE AQUI
Mas, vamos ao que interessa...
Primeiro Sorteio do Blog:
Caros Tripulantes do Star Hunter, estarei sorteando dois kits com dois marcadores exclusivos!!!Para participar basta preencher o formulário de inscrição (CLIQUE AQUI) e acompanhar o resultado do sorteio que sairá na próxima semana. Irei fazer uma live no instagram dia 07/03 ás 15:00h para sortear ao vivo os marcadores, ou seja, vocês terão até 14:59h para se inscreverem! Conto com a presença de todos!
Espero que tenham gostado e até a próxima!
Stellaaa, que resenha incrível! Queria ter essa capacidade que tem <3
ResponderExcluirAdorei os contextos históricos e a escrita trabalhada em conteúdos.
Você é demais!!
Obrigada! :) É uma honra ouvir isso de você! Admiro muito seu trabalho! Você que é demais! Rsrs <3
ExcluirAmeiiii a resenha ❤
ResponderExcluirObrigada, Brunna! <3
ExcluirStella, amei o blog. Sua forma de escrita e as resenhas. Muito lindo, parabéns ❤
ResponderExcluirObrigada! Que bom que gostou :)
Excluir