quinta-feira, 6 de outubro de 2016

Lua de larvas

Olá terráqueos!!! Daqui algumas semanas o blog completa um ano e eu estou estupidamente feliz, mas indo ao que interessa (Vou poupá-los do discurso), hoje vou trazer para vocês um livro fantástico :


LUA DE LARVAS 
(Sally Gardner)





Nome original: MAGGOT MOON      
Data da publicação original:2012
Data desta edição: 2014
Páginas: 291
Autora: Sally Gardner
Editora: martinsfontes 




Sinopse:

Standish Treadwell é um jovem disléxico que vê o mundo de maneira diferente da maioria. Graças a essa visão, ele percebe que o mundo lá de fora não tem que ser necessariamente cinzento e opressor. Quando seu melhor amigo, Hector, é de repente levado embora, Standish percebe que cabe a ele, a seu avô e a um pequeno grupo de rebeldes enfrentar e derrotar a opressão permanente das forças da Terra Mãe. 

Com o pano de fundo de um regime implacável, disposto a tudo para vencer seus rivais na corrida para chegar à Lua. Este impressionante Lua de larvas é o novo livro da premiada autora Sally Gardner. 

A história de Sally Gardner é emocionante. Nascida e criada em 1954 na cidade de Birmingham no Reino Unido, na infância vivia com o irmão e a mãe (já que seus pais se divorciaram pouco tempo após seu nascimento). Sua dificuldade para aprendizagem já era perceptível, mas somente aos doze anos é diagnosticada com dislexia. Sally passa por diversas escolas e em sua biografia conta que seus professores nunca acreditaram nela, mesmo assim se tornou uma premiada escritora e ilustradora de livros infantis e infanto-juvenis. A autora compara a dislexia a um cubo de Rubik (Mais conhecido como "cubo mágico") : "é preciso tempo para descobrir como lidar com ele, mas quando o fizer, ele pode ser o presente mais maravilhoso".

Standish Treadwell vive em um país totalitário com seu avô. O menino possui Heterocromia (Uma anomalia genética, diretamente relacionada a quantidade de melanina presente na íris, resultando em olhos de cores diferentes) e dislexia. Standish tem problemas para se relacionar com seus colegas de escola, que o oprimem por ser "diferente". Um dia ele conhece Hector e sua família, que passam a ajudá-lo, sendo seus únicos amigos na zona sete (região onde moram). Juntos eles descobrem terríveis segredos sobre o governo e como derrubá-lo. 


É uma daquelas histórias que põe os neurônios ao trabalho, de escrita simples e fácil entendimento, mas com uma profundidade além do normal, Standish propõe ao leitor uma forma diferente de ver o mundo. Em um universo distópico, onde só há trevas e punição, o garoto consegue ver cor e alegria. Quando lemos um livro imaginamos cores, sabores, aromas, imagens, mas ao ler Lua de larvas não conseguia ver luz em uma realidade tão terrível e o menino Treadwell é a alegria da história, enquanto todos estão desesperados e cercados pelo medo, ele se mantêm fiel à sua ideia de um mundo melhor. 

À primeira instância, o livro me cativou por suas imagens, não só a capa maravilhosa, como as ilustrações no decorrer das páginas (Desenhos muito bem pensados). Standish, sempre divertidamente reflexivo, nos fala sobre seus "e se", despertando grande curiosidade ao leitor. É interessante, pois Sally usa essas reflexões para nos deixar cada vez mais envolvidos pela história. Há uma frase que me chamou muita atenção, pois faz referência aos acontecimentos futuros do livro: " Aqui o céu despencou há muito tempo"(O próprio livro da spoilers sobre o livro). O planeta Júniper é uma invenção de Standish e Hector,algo que muito me encantou, na televisão os meninos veem um universo mágico e cheio de alegria, enquanto sua situação é lamentável, o que fazem-nos ter a ideia de criarem um mundo só deles, que seria perfeito, com flores, Cadillacs e Croca-colas (Coca-cola). Durante o enredo tentam fazer um "foguete" para ir a Júniper. Para Standish, seu planeta era muito melhor que a lua. Percebemos também ao ler a obra, que o regime totalitário que é descrito na "Terra mãe", muito se assemelha á Alemanha de Hittler. Por se passar na década de 50, cheguei a criar uma teoria de que a realidade de Standish, seria um mundo onde talvez os nazistas haviam ganhado a Guerra. Apesar de suas dificuldades, Treadwell era muito inteligente e tinha grande facilidade com as palavras, vale citar um de suas frases: "Coleciono palavras- elas são doces na boca do som". 
O final é arrebatador, nos faz chorar ao fechar o livro. Tiramos muitas lições da obra, e entre elas é o  peso que pessoas dispostas a mudar o mundo podem causar. 


- Há certas coisas no livro que não ficam claras ao leitor, já que estamos aos olhos de Standish, mas eu achei isso fantástico, pois nos põe na posição da personagem. O sumiço de seus pais é um exemplo desses fios soltos.

- O fato da viagem a lua ser uma farsa foi uma sacada e tanto, eu nunca imaginaria que o enredo iria caminhar para este lado da história. Me remeteu àquelas teorias da conspiração sobre o assunto, que aliás, ainda  acredito que foi uma grande mentira. O homem da lua, mesmo não sendo um ponto forte do enredo, foi muito importante para o plano dos rebeldes. 

- A morte do Eric "Baixinho" me impactou, foi algo brutal e animalesco que não consegui digerir muito bem. Já não gostava do Senhor Gunnell (mas, quem gostava?), mas o que ele fez foi terrível. Essa morte me marcou muito, de tal  forma que eu nem esperava que poderia me marcar. 

- O caso entre a senhorita Phillips e o avô de Standish foi algo um tanto engraçado e inesperado (Esse livro foi uma caixinha de surpresas).

- Quando Hector beijou Standish foi algo estranho, pois eu não havia enxergado os dois dessa maneira, aliás, nem Standish havia. Eles tinham uma relação de irmãos, pelo menos na visão do protagonista. 

- A morte de Standish era algo que já estava esperando, a história caminhou para isso, mesmo assim causou certo impacto. É engraçado, pois um colega da minha sala de provas havia me dito, em tom de brincadeira, que o protagonista morreria. Sinceramente, eu não o levei a sério e no final das contas realmente aconteceu. 

                                       -FIM DA PARTE COM SPOILERS-


Espero que tenham gostado e deixe seu comentário sobre o que achou do livro e da resenha


Warm Wishes

Um comentário:

  1. A primeira impressão que tive foi "Quem escreve um livro perfeito na capa?" Porém eu concordo plenamente com essa afirmação..Gostei do que você escreveu, e obrigada por emprestar o livro.. bjs de luz

    ResponderExcluir