sexta-feira, 12 de agosto de 2016

SHADA

Bem, fiquei um tempo inativa, mas estamos de volta






Nome original: SHADA
Data da publicação original:2012
Data desta edição: 2014
Páginas: 345
Autor: Gareth Roberts (Baseado na obra de Douglas Adams)
Editora: Suma de letras









Sinopse:

"Vista e cultuada em mais de 200 países, a série de TV Doctor Who é um ícone cultural britânico que conquistou mais de 70 milhões de fãs em 50 anos de aventura.

O seriado acompanha o Doutor: um viajante misterioso, vindo do planeta Gallifrey, movido pelo desejo de explorar todos os cantos do tempo e do espaço. Um dos Senhores do Tempo, o Doutor é capaz de se regenerar para escapar da morte, mudando de corpo, rosto e personalidade. Com seus companheiros, humanos e alienígenas, ele protege a Terra e o cosmos contra perigos de todos os tipos.

Shada reconta um episódio que nunca foi transposto para as telas de televisão, uma aventura “perdida” de 1979. Escrita pelo então editor de roteiros da série, Douglas Adams, o autor de O guia do mochilerio das galáxias, Shada traz a quarta encarnação do Doutor e sua companheira Romana II."

Se você é fã de Doctor who, com certeza já ouviu falar de SHADA (Se não é, o livro é um ótimo começo para este louco universo whovian). A história conta as aventuras (e desventuras) de um Time lord, Professor Chronotis, que se alia ao Doutor e Romana II. Skagra, o vilão, tem o plano de invadir "SHADA", uma prisão dos Time lords, para executar seu terrível plano de se tornar a mente universal e para isso precisa de um livro especial, que por ventura cai nas mãos de Chris e Clare, estudantes que se envolvem na confusão e acabam por ajudar o Doutor nessa grande jornada.

A história da criação de SHADA é extremamente confusa e extensa, já que deveria ter sido levada ao ar em 1979, dirigido por Douglas Adams (O super escritor de O guia do mochileiro das galáxias). Mas, por conta de manifestações e greves na BBC o episódio não pode ser concluído e Douglas, que já estava extremamente apreensivo em relação ao roteiro, decidiu abandonar a ideia. Mais tarde, animações, um episódio com o oitavo Doutor e o livro, romantizado por Gareth Roberts, foram criados, ressuscitando essa maravilhosa história.

O professor Chronotis é apresentado de uma forma um tanto engraçada e de acordo com o decorrer da trama tem uma evolução tremendamente fantástica. Podemos visualizá-lo como um velho experiente e sábio, que porém, se encontra em um estado de excentricidade muito superior ao do Doutor. Para mim, o que marcou isso foi sua frase: "Chá?(...) Uma pedra ou duas?(...)Açúcar?", o professor é um daqueles personagens que "roubam os holofotes" da história e se tornam nossos favoritos: "Perdão, quando os Senhores do Tempo chegam à minha idade, começamos a misturar os tempos verbais". Clare não aparece na história tanto quanto os outros personagens, mas tem grande valor para o desenrolar do livro e muito nos diverte. Sim! Esqueci de mencionar a vocês... K-9 é um dos passageiros da TARDIS desta vez. Foi meu primeiro contato com ele (Depois de School Reunion) e eu adorei os seus jargões. Vale dizer que as falas de K-9, eu lia com uma voz robótica forçada (É, eu sei kk). Ele é incrível! E não acho que seja possível um retorno ou fazer algo parecido na série novamente, já que era uma época, público e ideia muito diferente da New Who e isso fica mais perceptível quando lemos ou assistimos algo da Classic.

Skagra é um daqueles vilões que não há como odiar, cheguei a "shippar" ele e a Romana em determinados pontos da história. Toda sua fúria e seu ódio é alimentado por seu desagrado infantil no universo, o que o torna um vilão quase engraçado e bobo (outra característica única da Classic). A nave me lembrou muito os livros de Douglas Adams, principalmente quando esta começa a "filosofar" sobre sua existência, desafiando seu mestre.  


O final variou bastante, para mim. Alguns poucos acontecimentos foram bastante previsíveis, outros me surpreenderam monstruosamente. O que torna um final bom, feliz, porém, em sua maioria, imprevisível. 
Caso você tenha se interessado pela história, foi ao ar um episódio, narrado por Tom Baker (4º Doutor), de SHADA, onde foram reunidas, as gravações incompletas da história. 



- Vamos começar pelo fato de Chronotis ser Salyavin. Isso realmente acabou comigo, foi incrível! Confesso que muitas coisas no livro ficaram claras que aconteceriam, mas isso me pegou de surpresa. Foi uma daquelas cenas de cair o queixo, fechar o livro e ficar criando teorias loucas o dia todo. O recado que ele deixa e o modo como fugiu da prisão superou tudo!

- Outra coisa que me chamou a atenção foi a homenagem de Gareth Roberts para Douglas, quando o professor diz que trocou o venerável e ancestral livro das leis de Gallifrey por o guia do mochileiro das galáxias. 

- Logo na primeira aparição, Clare chamou minha atenção, mas quando Sayavin "dá conhecimento à ela" é incrível! Foi um dos toques Douglas Adams na história. 

- O final de Chris e Clare já era esperado, mesmo assim foi adorável eles ficarem juntos no final. 


-FIM DA PARTE COM SPOILERS-

Playlist SHADA (Músicas ouvidas por Gareth na criação do livro):
  • A Grounding in Numbers- Van Der Graaf Generator 
  • Director's Cut - Kate Bush
  • Clap your Hands and Stamp your Feet- Dutch Glam Rock
  • Música incidental de City of Death (http://youtu.be/aCnlyFm8nCI)



Bom, é isso e espero que minhas resenhas tenham melhorado. Aguardem muitas outras e até a próxima. 

Warm Wishes

Nenhum comentário:

Postar um comentário