quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

Falando sobre... Sherlock Holmes


Finalmente o blog voltou!!!
Depois de quase um mês, estamos de volta e a primeira postagem do ano não poderia ser melhor...Iremos falar do clássico, único e inteligentíssimo... SHERLOCK HOLMES


Bem, nossa história começa em 22 de maio de 1859 quando nasce um dos melhores escritores do romance policial, Arthur Ignatius Conan Doyle. Escocês de uma família próspera, aos nove anos ingressou em um internato jesuíta, mas os fanatismos o perturbavam, fazendo do colégio uma época pouco agradável para Conan. Já na faculdade de  medicina conheceu o professor Joseph Bell, que fora uma grande inspiração para o personagem Sherlock Holmes. Em uma de suas frases dizia: "A maioria das pessoas veem, mas não sabem observar. Olhando de relance um indivíduo, a gente pode identificar-lhe o país de origem por suas feições; pelas mãos, a profissão e os meios de vida; e o resto da sua história é revelado pelo modo de andar, os maneirismos, os berloques do relógio, e até os fiapos que aderem às suas roupas." 
Em novembro de 1887 é publicado "um estudo em vermelho", dando início a inúmeros romances, contos, filmes, áudios e outras diversas obras sobre o ilustre Sherlock Holmes.


Livros

Não há como citar todos os livros que estão relacionados a este célebre personagem, mas vou falar um pouco sobre as poucas obras que li...

Um estudo em vermelho


O primeiro livro de Sherlock Holmes e meu primeiro contato com as obras de Sir Arthur (Sim, o cara é um sir). É muito incrível como o leitor é apresentado ao Sr. Holmes. Os livros são narrados pelo Dr. Watson então nós o conhecemos quando John o conhece, é um pequeno detalhe que torna tudo mais interessante. Nesta obra, vemos Holmes e Watson se conhecendo e resolvendo seu primeiro caso juntos. Não é o melhor mistério de Conan Doyle, mas por ser o primeiro torna-se um pouco emocionante lê-lo.

O signo dos quatro


É o segundo título publicado da imensidão de livros sobre o detetive. Nesta edição Watson conhece Mary, sua futura esposa, que está envolvida no caso. Ele e Holmes enfrentam um dos casos mais difíceis, complexos e interessantes de todo seu percurso, "o signo dos quatro" definitivamente é minha história favorita do universo Sherlock. Conspirações, amor proibido e mortes dramáticas são só uma porção que vão encontrar nessas páginas deliciosas.

A vampira de Sussex e outras histórias


Nesta edição vemos um conjunto de "histórias perdidas" do dito cujo. Originalmente o livro de casos de Sherlock Holmes tem 12 contos, mas esta edição específica possuí apenas 6. Não deixa de ser especial por isso, cada mistério é fantasticamente impossível aos olhos comuns, mas o ilustre detetive faz parecerem simples jogos.



Adaptações

Existem mais de duzentas adaptações cinematográficas, excluindo peças de teatro e outras atrações sobre Sherlock Holmes. "Duzentas" é muita coisa, por isso listei as principais obras desde 1939 sobre o detetive
- 1939 a 1946: Basil Rathbone  (Filmes)
- 1984 a 1994: Jeremy Brett  (Série: Granada Television)
- 2009 a 2015: Robert Downey Jr. (Filmes)
- 2010 a 2016: Benedict Cumberbatch (Série: Sherlock)
- 2012 a 2015: Jonny Lee Miller (Série: Elementary)


Acredito o privilégio que seja interpretar Sherlock Holmes e por mais que sejam poucos os citados tem muitos outros atores que tiveram a honra de dar vida a esse maravilhoso personagem, são mais de cem "Sherlocks", Sr. Holmes teve mais regenerações que o Doutor. Entre tantos homens brilhantes, destacarei apenas um que para mim foi o melhor Sherlock atual: Robert Dawney Jr. realmente se superou no papel, tendo uma incrível semelhança com o personagem dos livros. Benedict C. realiza lindamente seu papel, mas não há como dizer que seria o melhor, já que sua atuação é baseada em um Holmes atual. Desculpe fandom, mas não consegui visualizar o Sherlock de Sir Arthur em Benedict.



Obrigada por ler até aqui (kk'). Espero que esse ano seja muito bom para todos nós... Beijos e até a próxima *-*



Warm Wishes

Um comentário: