quinta-feira, 9 de março de 2017

Feliz dia das mulheres!

Saudações minhas queridas Homo sapiens!

(Meninos, amo vocês! Mas hoje é o dia delas!)

Parabéns para você! Minha Joana d'Arc, minha Frida Kahlo, minha Clarisse Lispector! Parabéns, Mulher! Tenho certeza que se alguma dessas heroínas estivessem vivas estariam muito felizes de verem como nosso mundo avançou e quebrou barreiras contra o machismo, mas sempre teremos algo a melhorar. Hoje é dia de lembrarmos o mundo, do que todos os dias devemos lembrar. No dia 8 de março de 1857, trabalhadores de uma fábrica têxtil em NY entraram em greve contra a desigualdade salarial e as péssimas condições de trabalho, esta manifestação foi reprimida e ignorada. Em 8 de março de 1908 trabalhadoras de uma indústria de agulhas, decidiram lembrar da revolta de 1857 e se manifestaram exigindo salários iguais e fim do trabalho infantil, mais uma vez o mundo calou a voz das mulheres. Alguns dias depois, por conta das péssimas condições de uma fábrica de tecidos em NY, 145 funcionários morreram, entre eles a maioria eram mulheres. Depois dessa fatalidade o governo se posicionou e foram feitas mudanças nas leis trabalhistas.

Hoje eu quero trazer a vocês algumas curiosidades sobre duas mulheres que não foram reconhecidas por seus feitos, simplesmente por serem mulheres. Pessoas extraordinárias, que mudaram e influenciaram o mundo em que vivemos e não nunca ouvimos falar de seus nomes.

Hedy Lamarr

"O meu rosto foi a minha ruína"- Hedy Lamarr
Hedwig Eva Maria Kiesler nasceu em 9 de novembro de 1914 em Viena, Áustria. Teve contato com a música quando pequena, por conta de sua mãe ser pianista. Na adolescência participou de alguns filmes alemães, chegando a ser considerada "a mulher mais bela do mundo". Em 1933 Hedy causa polêmica em seu filme Ecstasy, que além de aparecer nua em algumas cenas, simulou um ato sexual, algo que ainda não tinha sido apresentado nas telas. Seu marido, um homem extremamente ciumento chegou a quase gastar sua fortuna para destruir as cópias do filme. No mesmo ano, Hedy se separou. Casando-se novamente com um homem possessivo, que mantinha relações com nazistas. Em 1953 conseguiu fugir do país e se naturalizar norte-americana. Nos Estados Unidos, durante a segunda guerra conhece o compositor George Antheil, que, assim como Hedy mantém grande interesse pela tecnologia. Juntos eles criam "O método de alternância de frequências", que dizia que duas pessoas poderiam conversar entre si mudando simultaneamente o canal de comunicação. A ideia não foi aceita na época, por sua complexidade. Mais tarde, os EUA usaria a ideia na guerra de Cuba, tornando o projeto conhecido e adaptado pela empresa Sylvania, dando origem a todo tipo de comunicação móvel que se tem hoje. Hedy morreu em 19 de janeiro de 2000, recebeu prêmios ao longo de sua vida, mas nunca é devidamente citada na era dos celulares, que ajudou a construir. 

Mary Shelley


Mary Shelley, nasceu em 30 de agosto de 1797 em Londres, Inglaterra. Filha do renomado filósofo William Godwin e da pedagoga e escritora feminista Mary Wollstonecraft, foi uma escritora e dramaturga, considerada a autora do primeiro livro de ficção científica da história, Frankenstein. Sempre apoiada por seu pai, que investiu em seus estudos e era considerado liberal para a época, Mary influenciou outras mulheres a mergulharem no mundo da literatura, como Jane Austen e tantas outras que viveram de suas próprias palavras. 


Para quem participou do sorteio dos marcadores essa semana, os vencedores foram:
 
- Célia Tudino;
- Meena Campelo ;
-Geny da Silva.

Estarei entrando em contato com as vencedoras. 

Espero que tenham gostado do post. Quem não ganhou o sorteio não fique triste, pois pretendo organizar mais sorteios como este no futuro. Gostaria de pedir a vocês também que interagissem mais, comentassem mais. As críticas (positivas e negativas), sugestões, elogios e reclamações são muito importantes para a construção do blog. Obrigada e Feliz dia das mulheres!


Warm Wishes

6 comentários:

  1. Belo post! Viva o ser humano como um todo, abaixo as barreiras ignorantes e cegas da desigualdade que abalam o nosso desenvolvimento!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Yas! Vamos desconstruir os padrões atrasados e prejudiciais a Humanidade!

      Excluir
  2. Como sempre, você foi incrível! Adoro os contextos históricos que você escreve, é admirável!

    ResponderExcluir