segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

Playlist G #1

Sejam muito bem vindos, meu caros terráqueos!
Quando eu não estou ouvindo Aerosmith, chorando a som de "Carrie" ou apenas curtindo uma viagem com a suave voz de Jake Bugg, estou me deliciando com músicas instrumentais. Hoje separei 5 canções incríveis para vocês conferirem...


1- Danse Macabre (Saint- Saëns)

Escrito em 1874, pelo compositor Francês Camille Saint- Saëns, Danse Macabre foi originalmente criado para voz e piano, se baseando em uma antiga lenda francesa. Camille adaptou o poema de Henri Cazalis para criar a música. 

"tum tá tá tum é a morte em cadência
bate co’ a perna um batuque na tumba
morte na noite jogando uma dança,
tum tá tá tum o violino retumba
o vento frio sopra e a noite é só sombra,
choros gemidos correndo dos galhos;
vão-se esqueletos brilhando na sombra
correm e pulam seus restos tão pálios,
tum tá tá tum, cada um se estremece
um osso tilinta no outro em cantigas
lascivo um casal sobre o musgo se assenta
como a provar das doçuras antigas
tum e a morte tá tá continua
raspa sem pausa o seu acre instrumento
foi-se um véu! e a dançarina está nua!
abraça seu moço danceiro co’ alento
a dama é, comentam, marquesa ou barona.
viu-se atraída a um pobre cabrão
                                                      Horror!
e voilà como a ele se abandona
como se o bronco versasse um barão!
tum tá tá tum tá, mas que sarabanda!
as rodas de mortos, comum direção,
tum tá tá tum tá, se vai com a banda
o rei saltitando colado ao vilão!
mas psiu! toda a ronda se vai em um segundo
se empurram, se fogem, é o galo que nasce
oh! quão bela noite para um pobre mundo!
três vivas à morte e também à igualdade!" 
-Danse Macabre (Henri Cazalis)

Eu adoro ouvir essa canção. É interessante como algo que descreve a morte pode estar tão cheio de sensações, passando do desespero à alegria. Danse Macabre me lembra muito Danny Elfman (O moço que faz as trilhas sonoras dos filmes do Tim Burton).
E falando nele...

2- The Piano Duet (Danny Elfman)

Essa é uma das minhas favoritas, se não favorita de Danny Elfman. Ela é trilha sonora de Corpse Bride (ou Noiva Cadáver). É um dueto entre os personagens, Victor e Emily. É uma música muito profunda, pois revela os sentimentos dos dois e os entrelaça em uma canção. Se tiverem oportunidade ouçam a versão do canal "The Wild Conductor".



3- l'inverno (Vivaldi)

"Inverno" de Vivaldi faz parte de quatro concertos, chamados "As quatro estações", compostos em 1723. O mais interessante é que a pouco tempo a música "Let it Go" fez um grande sucesso, por conta do filme "Frozen" da Disney, mas ao comparar a melodia da música, percebemos um pequeno plágio (Levem na brincadeira pelo amor de God) da parte de Demi Lovato, em sua melodia. Ouça e compare! Não sei vocês, mas acho as músicas muito parecidas. O canal "ThePianoGuys " fez um remix com as duas canções e elas combinaram muito!
Os concertos eram seguidos de sonetos, confira o soneto feito para "Inverno":
"1º Andamento

Tremendo de frio, no meio de cortantes ventosos dentes tremem de frio.


2º Andamento

Descansa contente na salaenquanto os que estão fora são atingidos pela chuva que não para.


3º Andamento

Andamos com cuidado no caminho gelado com medo de escorregar e cairdepois voltamos abruptamente e com cuidado, mas caímos no chão eatravessamos o gelo enquanto não se quebravoltamos a sentir o cortante vento norte apesar das portas fechadasisto é o inverno que não obstante tem as suas delícias."



4- Aquarium (Saint-Saëns)

É pessoal, já deu pra ver que eu amo o Saint- Saëns. Essa canção faz parte de uma peça, chamada Le Carnaval des Animaux (Ou O Carnaval dos Animais), criada em 1886 na Áustria. A peça era uma crítica a vida Parisiense do século XIX e Camille nem chegou a publicá-la em vida por medo da reação do público. 
O que eu mais amo nessa música é a complexidade com que Saint-Saëns passa desespero, mistério e beleza em uma mesma canção. 

"Nesse tema original de Saint Saens, atuam a flauta,a celesta, os dois pianos e as cordas. As flautas dão um sentido de ondas, os pianos um sentido de nadar, a celesta faz parecer gotas de água."- Wikipédia 

5- Clair de Lune (Claude Debussy)

Por último, mas tão importante quanto todos os outros... Suite Bargamasque! "Suite Bargamasque" é uma suíte (Conjunto de movimentos musicais) composta por quatro movimentos. O mais famoso é Clair de Lune (Terceiro movimento).
Amo essa canção pois, diferente das outras citadas, ela transpassa leveza e beleza. São toques leves e sensíveis no piano que compõem  a Suite Bargamasque. 
E o quinto movimento a O.A ainda está tentando descobrir 
(Piada lamentável para descontrair)

Bom, espero que vocês tenham gostado das músicas e curiosidades. Eu aprendi muito com esse post e espero que , assim como eu, vocês tenham percebido como a música instrumental é complexa e bela. 
Até a próxima!!!


Warm Wishes

2 comentários:

  1. Post maravilhoso stella ! Faça mais posts assim! São muito bons ! ♤♧♤♧♤♧♤¡♤muito bons mesmo!!!!!

    ResponderExcluir